QUEM SOMOS

É TEMPO DE GERIR FELICIDADE!​

Aline Freitas

Profa. Dra. Aline Freitas atua desde 2007 em ações voltadas para o desenvolvimento humano, sendo pesquisadora e facilitadora de ações com foco em felicidade desde 2012. Professora, advogada, consultora, palestrante, pesquisadora, autora de livros e artigos científicos. Sua marca Instituto Gestão da Felicidade tem autorização para uso da marca DNA USP, que identifica iniciativa de ex-alunos e pesquisadores da Universidade de São Paulo.
 

A Profa. Dra. Aline da Silva Freitas é apaixonada por estudar, desenvolver e aplicar conceitos e práticas em Felicidade e Bem-Estar.

Bacharel Direito, para ela a felicidade é um Direito Humano que precisa ser efetivado para todas as pessoas em todos os lugares! Assim atua para que as pessoas tenham vidas dignas e felizes.

​O que a tornou uma Cientista da Felicidade? Sua trajetória multi e interdisciplinar possibilitou acesso e construção de saberes para que, com tranquilidade, trabalhe conceitos e práticas de felicidade validados cientificamente.

Sua linguagem é acessível e as abordagens personalizadas para as necessidades dos clientes. Atende indivíduos, grupos e organizações públicas e privadas.

Doutora em Direitos Humanos, pela Universidade de São Paulo, com o tema o “Felicidade como Direito Humano: em busca de um eu e de uma sociedade que valorizem o que realmente importa”. Em sua tese que reuniu mais de dez anos de estudos sobre felicidade, conectando Filosofia, Psicologia, Economia, Direito e a Ciência da Felicidade, trabalhando conceitos e sugerindo caminhos concretos para vidas dignas e felizes. A ideia foi defendida em 2021 e publicada em 2023 com o título “Endo-Direito Humano à Felicidade: por quais motivos e como agir para efetivar?”

Psicologia Positiva, Ciência do Bem-Estar e Autorrealização, titulada pelo MBA da PUCRS, tendo como trabalho de final de curso “A Abordagem ESG’h’”: a presença resiliente da felicidade nas boas práticas para o desenvolvimento sustentável”. Nesta pesquisa, apresenta como a felicidade se faz presente nas questões de sustentabilidade, sociais e de governança. O artigo foi incorporado no livro acima mencionado.

Aline Freitas é ainda Socorrista em Saúde Mental pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, aluna da primeira turma da proposta que reuniu diálogos profundos e emergenciais para o acolhimento de pessoas e construção de segurança psicológica durante o contexto pandêmico.

Também é “Chief Happiness Officer – ESG” pelo Instituto Feliciência, turma de novembro de 2022, e “Chief Happiness Officer” pela Reconnect Happiness at Work, turma de janeiro de 2024. As formações orientam metodologia para implementação de programas organizacionais de felicidade.

Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde estudou questões estruturais da cidadania modelando o Estado, políticas públicas e tantos outros temas de relevo social e fez pesquisa vinculada à educação no Brasil.

Foi aluna do Curso de Formação de Governantes da Escola de Governo de São Paulo, onde teve a oportunidade de aprender muito sobre felicidade coletiva e dialogar sobre as mais múltiplas realidades e a desigualdade no país.

Além da obra “Endo-Direito Humano à Felicidade: por quais motivos e como agir para efetivar”, participou de diversas outras publicações, pela ordem:

  • “Felicidade é opção de vida: noções acadêmicas aplicadas ao cotidiano”, de 2017, em coautoria.
  • “Minutos de Inspiração para a Felicidade”, de 2020.
  • “Ciência da Felicidade em Destaque”, de 2021, atuando como coorganizadora e autora.
  • “A Felicidade que mora e trabalha aqui”, de 2023, atuando como organizadora e autora.

Além de CEO do Instituto Gestão da Felicidade, é Professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, na Faculdade de Direito, onde realiza o Projeto Integrador de Práticas de Felicidade para Graduandos em Direito: uma questão de Direitos Humanos; e Profissional Associada do MBA Esalq USP, orientando Trabalhos de Conclusão de Curso nos cursos de Gestão de Pessoas, Negócios e Projetos.

Saiba mais no Currículo Lattes